Exportação1 comentário

 

Em parceria com a USP, foi desenvolvido o sistema Hiperintegrado de Vigilância Agropecuária (Shiva) que irá funcionar integrado ao Portal Único de Comércio Exterior. O sistema Shiva irá fazer o gerenciamento de risco dos dados históricos do exportador, o tipo de produto que está sendo exportado, o país de destino e a documentação declarada sobre a carga. Conforme o resultado, o sistema classifica a carga de acordo com as cores verde, amarelo, vermelho e cinza.

 

VERDE seriam as exportações com risco baixíssimo, AMARELO indica algum problema com a documentação da carga. Por exemplo, o número do certificado sanitário é inexistente. VERMELHO indica para o fiscal a necessidade de abertura do contêiner para inspeção. Será uma espécie de seleção por amostragem mediante a parâmetros fornecidos pelo MAPA. Por fim, classificação CINZA ocorre quando já foi constatado anteriormente algum problema muito grave e é necessária uma investigação mais a fundo daquelas operações.

 

Fonte:

http://portal.siscomex.gov.br/informativos/noticias-orgaos/noticias/portal-siscomex/exportacoes-de-carne-passam-a-ser-realizadas-exclusivamente-por-meio-do-portal-unico-de-comercio-exterior

1 Comentário neste artigo

  • Eduardo Auer 19 de abril de 2018

    As NCM capítulo 02, capítulo 16, posição 0504 e posição 0506 deverão ser realizadas exclusivamente por meio de emissão de DU-E, tendo em vista Instrução a Normativa MAPA N.º 02, de 12 de Janeiro de 2018.

    Abraços,

Adicione um comentário